Marina Bottega sobre Marcelo Greco

projeto Strange Fruit – atividade 2 – 2012, São Paulo

Sobre a vida e acreditar

Lembro-me da história inicial de Dissipatio: o livro, um mundo sem vida, a tirania do concreto, a luz escura. Lembro também da ausência de vida e de uma certa vontade de impedir que ela existisse. Lembro desse duro ceticismo. Mas nas fotos, agora vejo, tal absurdo não foi possível: o discurso que matava a vida pela boca, parece resguardá-la e buscá-la do primeiro ao último capítulo. Imagens da memória se confundem com imagens do mundo como se fossem uma coisa só; o concreto sufoca a vida, mas a vida resiste. E segue.

Sinto-me presa nesse mundo. Sem ar, tentando sobreviver, como num retrato vivo do “Ensaio Sobre a Cegueira”, como se lutasse por não encontrar no mundo o que quero ver (a vida, o amor, o cão e a mulher). Então percebo que procuro no lugar errado: a vida está dentro de mim – o passageiro dessa viagem. Por oras o passageiro se entrega, desaparece cinza no concreto de mesma cor. Mas a vida ressurge, naquela árvore que empresta um pouco de seu verde, naquela imagem da mulher e do cão, gasta de tanto ser lembrada.

Quero dizer agora: Marcelo, aceite a vida! Sua dureza externa e sua leveza interna são como essas imagens – rascunhos de seu conflito. Não tenho certeza, ainda não perguntei, preferi escrever sem saber ao certo. Talvez seja seu jeito de ser e de ver tudo – e, portanto, seu jeito de acreditar. Acho que acredita. Acredita como ninguém.

About life and believe

I remember the beginning of Dissipatio: the book, the world without life, the concrete tyranny, the dark light. I remind the absence of life and a certain commitment to make life impossible. I remember such hard skepticism. However, looking at the pictures, now I see, this nonsense is not possible: the speech, that used to destroy life through its mouth, seems to protect and look for it during the whole work. Images from memory mixed up with images from reality, as if they were one thing; concrete suffocates life, but life resists. And keep on going. 

I feel trapped inside this world. Without air, trying to survive, like a lively portrait of “Blindness“, as if I was fighting for don’t find in the world what I want to see (life, love, the dog and the woman). So I realize I’m looking in the wrong place: life is inside me – passenger of this journey. At times, the passenger forgets himself, vanishes, gray in the same color concrete. But life rises again, in that tree lending a little bit of its green, in that image with the dog and the woman, worn from being remembered.

I want to say now: Marcelo, accept life! His outside hardness and his inside lightness are just like these images – his conflicts drafts. I’m not sure, I haven’t asked him yet, I chose to write without knowing for sure. Maybe it’s his way to be and see everything – and, therefore, his way to believe. I think he does believe. He believes more than anyone else.