Flávia Tojal sobre Márcio Távora

projeto Strange Fruit – atividade 2 – 2012, São Paulo

Simples assim

O vagar importa. Assim entendo e vejo as imagens de Marcio Távora. Noto algo que me diz que ele mantém seu coração aberto ao desconhecido, ao diferente, ao alheio. 

Sei que é natural do Ceará, mas suas imagens me dizem que ele conhece São Paulo como se tivesse vivido a vida toda aqui. Anda pelas ruas descobrindo bairros esquecidos, revendo o centro ora abandonado, ora icônico. São explícitas as influências e referências das obras de Win Wenders e William Eggleston – e vejo também algo de Alec Soth em suas imagens e postura como artista. 

Diz precisar se sentir íntimo do lugar para poder criar. Volta aos cantos que o encantam quantas vezes forem necessárias para que possa captar a alma do local, e conquistar a confiança dos humanos que por ali habitam ou trabalham. A antiga sapataria, a oficina de carros antigos, a sala de troféus do tradicional clube, a quitanda, o atelier do alfaiate, a borracharia, os hotéis. A rua se transforma em morada na calçada, nas vitrines, no dia a dia da vizinhança, na família de amigos que cresce a cada nova descoberta.

Em 90% do trabalho usa uma câmera Rollei 35. Seus quadros mostram um tema/objeto/sujeito no centro ou um cenário composto em terços, e/ou em perspectivas. Noto um fotografar muito cuidadoso, muito decidido do que quer mostrar. E simples. Alguns temas são recorrentes e com eles crio conexões que me levam para dentro da poesia do artista. A nitidez é farta de sentido, assim como a centralidade dos quadros. Tudo eleva a simplicidade do olhar, e arrisco dizer até mesmo do olhar sobre a vida. 

Questões como tempo, História, memória… O zum das moscas, o cheiro de mofo, a aspereza da ferrugem…  Aquilo tudo que ficou esquecido, ignorado, incompleto… Lâmpadas e lustres: fontes de luz; carros antigos e seus símbolos: a fera, a estrela; a estatua em pose incômoda: o inocente pugilista; paredes, tetos e pisos: os limites da casa, a alma e o espírito, o terreno e o sagrado… Rastros humanos: garrafas, fotos antigas, discos, posters, ventiladores…  Os quebra-cabeça e a fragmentação da história: das lembranças, dos sonhos inalcançáveis…

Sua entrega honesta me parece ser sua principal ferramenta de trabalho. Mais até mesmo que a câmera em si. Mesmo que também se entristeça quando volta para alguns desses lugares e não reencontra o amigo por causa de morte ou falência. O dialogo aberto e honesto com os guardiões dessas histórias que ele investiga, desses templos, faz com que o que é trivial se torne um tesouro e o brilho refletido retorne certamente para dentro das vidas esquecidas desses senhores e antigos lugares que vemos nas fotos. 

O fotógrafo se coloca como um antropólogo do hoje, e fala do seu interessem em ter um arquivo de memórias, em ser um guardador de histórias. É um investigador de causos e proseador nato. Talvez apenas um menino curioso disfarçado de artista andarilho, passeando por ai com sua câmera, fotografando, apenas. Vivendo a vida. Simples assim.

As simple as that

It’s important to let yourself drift. That’s how I see and understand the images of Marcio Tavora. I notice something that tells me that he keeps his heart open to the unknown, to the different, to what does not belongs to him.

I know he’s from the state of Ceará, but his pictures tell me that he knows São Paulo as if he had lived here for all his life. He walks the streets discovering old neighborhoods, reviewing the forgotten and iconic down town. The references and influences from the works of Wim Wenders and William Eggleston are explicit – and I also see something of Alec Soth in his images and posture as an artist.

He says he needs to feel connected to the places of interest to be able to create. He goes back to the spots that delight him as many times as needed so he can capture the soul of the site, and earn the trust of the humans who live or work there. The old shoe store, the classic cars’ shop, the trophy room of the traditional club, the local grocery store, the tailor’s workshop, the tire repair shop, the hotels. The street becomes a home on the sidewalk, in the windows, in the neighborlly things, the family of friends that grows with each new discovery.

In 90% of the time he uses a Rollei 35 camera. His pictures show a subject/object in the center or a scenario composed in thirds, and/or into perspective. I notice he shoots carefully, completely decided on what he wants to display. It’s simple. Certain themes are recurrent so I can create connections with them that lead me into the poetry of the artist. The clarity is plentiful of meanings, as well as the centrality of the frames. It brings the simplicity of his look, and I dare say even of his perspective towards life.

Issues such as time, History, memory… The flies zoom, the smell of mold, the roughness of rust… Of what has been forgotten, ignored, unfinished… Lamps and chandeliers: light sources; old cars and their symbols: the beast, the star; the statue posing uncomfortably: the innocent boxer; walls, ceilings and floors: the limits of the house, soul and spirit, the earthbound and the sacred… Human traces: bottles, old photos, records, posters, fans… The puzzle and the history fragmentation: memories, unreachable dreams…

His honest devotion seems to be his main tool. Even more than the camera itself. Even if sadness strikes him when he goes back to some of these places and finds out his friend passed away or had to close the shop because of financial issues. The open and honest dialogue with the guardians of these stories that he investigates, of these temples, is what makes the trivial become a treasure and it certainly shines  back into the lives of these forgotten gentlemen and places that we see in the photos.

The photographer stands as an anthropologist of today, and talks about his interest in having an archive of memories, of being a keeper of stories. He is a natural detective and chatter. Maybe he’s just a curious boy disguised as an wandering artist, strolling around with his camera, just photographing. Living his life. As simple as that.