APRESENTAÇÃO

O início do processo de edição desta revista foi também um momento de constatação de que estávamos todos, de uma maneira ou de outra, enfrentando contextos de vida radicalmente novos. Desafios profissionais, separações, mudanças de endereço, perdas irreparáveis, novos relacionamentos. Seguimos em produção.

Começaram a surgir imagens eleitas de arquivos, auto-retratos, produções de percursos atuais. Surgiram lembranças inverossímeis, imagens que tornavam presente ausências sentidas, legados, rumos, transições, modos de perceber. Convergimos, em nossas paisagens internas, para rastros significativos de nossas histórias.

Frente ao desconhecido, o norte era dado pelo que nos fundamenta: nossos afetos.
E então voltamos a uma premissa que nos é cara: nossos posicionamentos partem, fundamentalmente, da noção de sermos seres sensíveis. É deste lugar que assumimos nossos horizontes e produzimos nexos possíveis.

Para contribuir com esta edição, convidamos Ana Regina Nogueira, com ensaio e entrevista, por nos inspirar pela maneira plena com que viveu e fotografou suas transformações, Malvina Sammarone, com seus auto-retratos em re-visita à antiga casa da família e Roberto Vietri, com imagens de um tempo em suspenso. Na sessão Em Palavras, Maria de Fátima de Almeida Prado nos proporciona um olhar da fenomenologia e Marcos Rodrigues, contista, torna a memória quase palpável. Na página que nomeamos Poesia está uma compilação de trechos de obras que passaram por nós nesse período.

A Revista Cenáculo, enquanto uma das formas de compartilharmos nosso trabalho, se propõe a oferecer fragmentos do vivido, acreditando que é na acolhida do que temos de mais singular que criamos condições de encontro com um outro.

Flávia Tojal e Luciana Mendonça
editoras

*A imagem publicada em nossa home chegou a nós através de Silvia Maglioco que, antes mesmo de saber da temática desta edição, insistiu para que se tornasse presente aos nossos encontros um lote de imagens por ela adquiridas em um feira de antiguidades.

ENSAIOS E PEQUENAS NARRATIVAS

CONVIDADOS

EM PALAVRAS